Antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar junto da escola de inscrição (Serviços Administrativos) a atribuição de um número interno.
A opção pelas disciplinas sujeitas a exame final nacional para efeitos de classificação final da disciplina e conclusão dos cursos científico-humanísticos é efetuada no ato de inscrição da 1.ª fase para a realização dos exames finais nacionais.
Findo o prazo de inscrição, a opção prevista no ponto anterior pode ser alterada na PIEPE até ao dia 16 de maio, mediante autorização prévia do diretor da escola.
A Ficha ENES 2025 é um documento necessário para a candidatura ao ensino superior. Os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na PIEPE, preenchendo apenas o campo “Pedido de Ficha ENES”, para efeitos de emissão de Ficha ENES 2025, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição.
Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura online da DGES e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais ou no Pedido de Ficha ENES, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha efetuado no portal da Direção-Geral do Ensino Superior em http://www.dges.gov.pt (Alerta-se para o facto do mail devolvido para o candidato, após pedido de senha, poder estar no SPAM)